h1

Whatever I want Whatever I need Whatever I use Whatever I win Whatever I loose I could take you home On the midnight train again I could make an offer

julho 16, 2008


O dia era 21 de julio de 2003, a quase cinco anos, Ronaldinho de Assis apareceu pela boca do túnel de vestuários do Camp Nou. O Gaúcho que havia vestido pela vez primeira o uniforme do Barça encontrou uma tribuna repleta, quase 25 mil espectadores que coroaram seu nome e o aplaudiu cada um dos seus exercícios malabares com a bola e os saldava com um Hangloose, símbolo que se converteria em uma de suas identidades blaugrana, junto a risos, sua monumental dentadura camuflada por seu sorriso e prodigioso futebol.

Nenhum barcelonista pode esquecer essa passagem, porque apesar da decadência dos últimos anos, naquele caloroso dia de verão chegava ao Camp Nou um mágo que resgatou o Barcelona da míseria econômica, deportiva e social. Quase solitário e a base de puro talento futebolístico, Ronaldinho colocou em marcha o círculo virtuoso.

Juan Laporta e Sandro Rossel amargaram com David Beckham e, ou fortuna para o barcelonismo, impactaram com Ronaldinho. Florentino Peréz duvidou, o Manchester United também o fez, e o Barça se comprometeu a pagar ao París Saint-Germain os 30 milhões de euros melhor invertidos da história do F.C.Barcelona.

Ronaldinho não foi só um jogador de futebol, para um clube que conserva em momentos de sua história uma luta contra o nazismo. Ronaldinho Gaúcho foi o porta estandarte da fé blaugrana nos últimos cinco anos. Fez a “Gent Blaugrana” recuperar a autoestima em sua temporada 2003-04 em que pese não haver títulos.

Nas duas temporadas seguintes logrou o que “la afición” chama de orgulho. Ademais de contar com o melhor jogador do mundo, o clube havia formado em torno dele uma equipe “de hacer illúsion”: seu futebol brilhante convidava ao espetáculo e a eficácia. Um dos pontos mais celébres de sua passagem como Azul e Grinard foi o 3×0 no Barça x Madrid disputado em 20 de novembro de 2004 no Camp Nou.

Como também, o 0-3 em 19 de novembro de 2005 em pleno Santiago Bernabéu. Este jogo no Santiago Bernabéu foi o dia em que toda a torcida do Real Madrid aplaudiu de pé Ronaldinho Gaúcho. Esse fato colocou por terra o projeto galático de Florentino Peréz. E colocou como presságio do melhor dos prêmios, o êxito na final do Estádio Saint Denis de París frente ao Arsenal. Em pleno dia 17 de março de 2006. Um de seus gols contra o Milan, no segundo tempo, e depois saiu gritando “Eu sou FODA” foi uma das melhores cenas que já vi dele. Seu gol contra a Inglaterra na Copa de 2002, também foi um de seus melhores momentos.

Esta história de sonhos realizados parecia nunca acabar. Até que tinha um Samuel Etoo no caminho e um inábil treinador em controlar os ânimos e egos de campeões da Europa. Na história do Barça o maior jogador de todos os tempos que passou chama-se Ronaldinho Gaúcho. Seu único defeito se conformou em ser apenas um crack, não quis entrar para os Deuses do Olimpo do Futebol.

Ronaldinho saí pela porta grande do Barcelona. Renunciou a quase 4 milhões de euro para ir ao Milan. Renúncia esta que fez com que 21 milhões fossem pagos ao Barcelona e mais 4 em aportes e êxitos que tiver no Milan. Não guardo nenhum rancor deste jogador, apenas fico com as felicidades que ele me propiciou nas tardes de sábado e domingo, sem dúvida hoje posso dizer sou amante do bom futebol.

Lembro da noite que o vi jogar, em plena “Ciudad Condal” (Barcelona) un Derbi llamado Espanyol x Barcelona, vi a sua magia de perto acontecendo na minha frente. Os ingressos me custaram 700 euros, mas eu vi o Barça jogar sendo Dono da Europa. Cada vez que entravam em campo: totem el sap el crit valent al vent: Barça.

Ronnie fez com que o Barça se tornasse minha bandeira diante das adversidades, encontradas em meu caminho, sem dúvida “Més que un Club” inesquecível. Por isso, quando meus filhos me perguntarem quem foi o maior jogador que já vi jogar no Barcelona direi: Ronaldinho Gaúcho.

Cinco años después, el Barça ya no tiene a Ronnie en sus filas. Parece mentira, pero así es…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: